Existem poucas coisas com a aura tão burocrática quanto o tripé: missão, visão e valores. Pregadinho na parede da padaria ou estampado no site de uma grande corporação, esse conjunto de informações não existe por acaso, mas seu uso indiscriminado e superficial fez tudo aquilo parecer um bla bla bla sem nenhum sentido.
Recentemente, ao iniciar um planejamento de uma plataforma web para um cliente, percebi que usava justamente esses três conceitos para conduzir a equipe ao entendimento do que precisávamos fazer. Não os chamava pelo nome, mas foi um jeito bastante prático e eficiente.
Começando pelo começo, todo projeto precisa ter um propósito. Uma razão de existir. Se você não consegue definir qual é esse propósito, há uma chance muito grande de você estar perdido. Qual a missão de uma fanpage no Facebook? E do seu blog corporativo? A que se destina esse esforço? Reparem que não falamos aqui de objetivos necessariamente. A missão de um projeto na web não está ligada a resultados, mas a sua função propriamente dita.
E por falar em resultados, muitas vezes atribuímos indicadores de performance de forma arbitrária e superficial nas estratégias. Isso ocorre porque o sucesso está intimamente ligado ao cenário que desejamos estabelecer ao fim do contrato. E é esse justamente o conceito de visão. Como queremos ser percebidos depois de determinado período? Em que posição queremos estar dentro de um ranking em alguns meses? Responda a essas perguntas e veja como vai ser bem mais fácil definir os KPIs e fazer o plano de métricas.
Contudo, de nada adianta ter missão definida, visão estabelecida e não saber como vamos chegar lá. Antes mesmo de partir para o desdobramento tático é fundamental que a gente defina alguns princípios do projeto. É algo tipo as Leis da Robótica de Asimov, sabe? Um conjuntinho de diretrizes que vão dar unidade e coerência ao projeto. Ou seja, são os valores com os quais trabalhamos.
Isso não precisa estar exposto no seu documento de estratégia. Não precisa entrar no PPT, se você não quiser. Mas você precisa ter isso em mente. Sua equipe, sobretudo, precisa ter isso em mente. Missão, visão e valores têm que ser um tipo de mantra para os envolvidos no projeto. Chegou um pedido maluco do cliente? Verifique como isso impacta no tripé. Nos deparamos com uma dificuldade técnica e precisamos decidir qual caminho tomar? Certifique-se de escolher o que esteja em concordância com seus princípios.
Faça um teste. Procure definir nos projetos em andamento, ou até os já entregues, quais suas missões, visões e valores. Avalie se eles cumprem suas missões. Analise se conseguirão alcançar a sua visão de futuro. Perceba se são coerentes com suas diretrizes. Talvez ainda dê tempo de arrumar a casa 😉
Muito bom, Bito! Esse é o começo de todo projeto, de qualquer projeto… dos pessoais aos profissionais, dos simples aos complexos!
CurtirCurtir