Há pouco mais de uma semana estive num evento organizado pela SECOM da Presidência da República, com o Facebook. Foram três palestras curtas sobre como os comunicadores do Governo Federal podem se beneficiar da plataforma. Tirando um ou outro dado interessante, a maioria das coisas não foram exatamente uma novidade.
Mas o que acho melhor desses encontros de plataformas com clientes é que eles pegam várias coisas que sabemos de forma fragmentada e nos apresentam de forma mais estruturada. Ajuda a organizar o pensamento e alinhar o trabalho.
Desse evento especificamente, acho que o mais bacana foram 5 dicas para melhorar a performance de sua fanpage com bom conteúdo.
Foto: Twinsterphoto / Shutterstock.com
Confira:
- Frequência de publicações: Facebook recomenda a publicação mínima de 1 post por dia ou 5 a 7 posts por semana. No mínimo. Essa frequência garante alguns pontinhos no algoritmo e aumenta um pouco a chance de suas publicações aparecerem na timeline dos seus fãs. E tem máximo? Não exatamente. Mas é muito importante manter um intervalo entre as publicações, principalmente de formatos semelhantes. Quando você publica 3 vídeos em sequência, ou três posts com texto e foto em sequência, o algoritmo identifica qual deles tem mais potencial de engajamento, exibe ele e tende a esconder os outros.
- Perguntas e respostas: A estratégia é simples e bastante eficiente. O Face to face (ou Q&A em inglês) não só cria uma aproximação maior com o público como tende a melhorar muito os indicadores de engajamento. É um esquema de entrevista usando a própria Fanpage como plataforma. Com a maior movimentação, mais comentários e curtidas, você garante também maior alcance e relevância. E ainda pode tirar muitos insights para novas estratégias.
- Marcação de outras Fanpages: Parece óbvio, mas muita gente não faz a menor questão de se relacionar no Facebook. Apesar de não ser permitido que marcas marquem pessoas nas publicações, podemos marcar outras Fanpages. E, ao fazer isso, você termina valorizando parceiros (que podem te ajudar no futuro), como aumenta o potencial de alcance da sua publicação, já que os fãs dessas Fanpages marcadas também podem ser impactados pelo seu post.
- Bastidores, bastidores e bastidores: Quando estamos matando o tempo na nossa timeline, rolando infinitamente sem muito foco, o que nos chama a atenção são cenas mais inusitadas. Por mais que o vídeo de campanha ou a foto oficial dos políticos se encontrando sejam importantes, são os bastidores que terminam roubando a cena no Facebook. Momentos inusitados vão gerar reações inusitadas, abrindo caminho para um relacionamento mais humano e próximo. E é possível se planejar para isso sim.
- Vídeos no Facebook, não no Youtube: O assunto é polêmico. Claro que o Facebook prefere que você publique conteúdo e gere tráfego dentro dele mesmo e não no Youtube. Por isso mesmo termina dando mais destaque para vídeos nativos em sua plataforma a posts com links para vídeos externos. E temos que viver com isso, não é mesmo. A performance dos vídeos nativos é muito melhor do que os links do Youtube. E para que os resultados sejam ainda mais efetivos, é bom lembrar que os vídeos não devem ser muito longos em geral, e que a sua mensagem precisa ser passada nos primeiros 10 a 15 segundos. Aproveite para conhecer algumas ferramentas legais para gerenciamento de vídeos no Facebook.
Quais outras práticas de conteúdo podem ajudar a melhorar nossa performance no Face? Alguma dica?
Bito foda Teles! Parabéns pelo resumo!
CurtirCurtir